Fundamentos

O que é Afiliado Hotmart?

OUTROS ARTIGOS

O que são os 4Ps do Marketing?

O que são Stakeholders?

Os três pilares das campanhas via WhatsApp

Formado em ciência da computação, o fundador e CEO da Hotmart João Pedro Resende iniciou a Mobworks em 2004. A organização desenvolveria aplicativos conectados à internet, jogos multiplayer e outras soluções digitais baseadas em geolocalização. Para tentar solucionar gargalos comerciais e de marketing, somaram-se à uma agência de publicidade. Pouco tempo depois a Mobworks fechou.

Gamer e administrador de uma comunidade de jogadores de RPG online, respondeu à uma  demanda dessa comunidade com muita dedicação: estudou marketing digital. Pessoas pediam dicas sobre seus novos conhecimentos e logo ele entendeu não só a possibilidade de vender esse conteúdo como também a dificuldade de organizar o fluxo dessa venda: hospedagem, administração e entrega.

Em 2010, juntamente com o antigo sócio da Mobworks, retomaram a ideia de vender o conteúdo de marketing digital e colocaram no ar a primeira versão do que viria a ser a Hotmart, oferecendo apenas downloads e pagamento online

Em meados de 2011, participaram de uma competição de startups. João e seu sócio impressionaram 800 concorrentes, vencendo o desafio e garantindo um investimento de 300 mil reais oferecidos pela promotora do evento, a Buscapé.  Estava estabelecida a Hotmart: uma plataforma que intermedia a venda de produtos digitais.

O Programa de Afiliados

Em geral confundido com Marketing de Afiliados, o Programa refere ao serviço prestado por plataforma digital que aluga espaços para infoprodutos (hospedagem, administração, venda e entrega) e é remunerado conforme o desempenho.

Os programas (ou modalidades de programa) mais comuns são:

  • Custo por Clique - CPC;
  • Custo por Aquisição - CPA;
  • Custo por Lead - CPL;
  • Custo por Mil Impressões - CPM.

Ferramenta clássica de organizações e desenvolvedores de produtos e serviços, o Marketing de afiliados pode ser traduzido, rusticamente, como um programa de comissionamento: um afiliado é remunerado ao vender produtos digitais (ou gerar conversões) para terceiros. Cada vez mais popular por meio dos indivíduos que, sem conhecimentos técnico-operacionais, buscam aumentar sua renda ou ainda empreender de casa, é um mercado em grato e constante crescimento, visto que a demanda constituída pela procura por conhecimento e novas habilidades alavancam ainda mais essa modalidade de vendas.

Conforme Linhai He e Jean Walrand em seu artigo para a BerkleyPricing and Revenue Sharing Strategies for Internet Service Providers’, o conceito de marketing de afiliados é advindo da prática de revenue sharing, ou “compartilhamento de receita”, implementado pelo governo americano entre os anos de 1972 e 1986.

Produtores e Afiliados podem usufruir do Programa e do Marketing: na prática, toda plataforma digital que oferece esse tipo de serviço gera um link diferenciado para o usuário que fará a divulgação daquele produto. É possível se identificar todas as atividades realizadas por meio desse link, proporcionando uma comissão por venda concluída ou conversão realizada. 

Quando se é o produtor, se tem a responsabilidade primária pela idealização e desenvolvimento do produto que pode ser físico ou digital. No primeiro momento, o produtor também é responsável pela comercialização. Ao se atingir um certo estágio de reconhecimento, o produtor disponibiliza seu produto para afiliação.

Esse cenário permite que esse produto possa ser comercializado por meio dos afiliados, que passam a realizar a parte operacional das vendas, deixando o produtor responsável apenas pelo fornecimento e aprimoramento do produto.

O Afiliado nada mais é do que alguém que tem permissão do produtor para divulgar e distribuir seus produtos. A ideia é que o afiliado se torne responsável pelas vendas, marketing e propagação desses produtos. Por sua vez, receberá uma comissão (fixa ou variável) referente à conversão realizada. 

Esses produtos (ou infoprodutos) são encontrados em plataformas digitais como a Hotmart, nas quais você se cadastra gratuitamente.

O que é um afiliado Hotmart?

É quem, por meio da plataforma Hotmart, indica produtos de terceiros e recebe comissões pelas vendas realizadas. Conforme informações do próprio blog da plataforma, é importante saber que existem muitas denominações para afiliados. Ainda que com diversas características distintas, podemos dividir os tipos de afiliados em dois grandes grupos:

O afiliado autoridade direciona seus esforços para a construção de audiência, seja por meio de blog ou redes sociais. Um bom volume de seguidores gera oportunidades de relacionamento e uma base sólida de leads. Esse perfil de afiliado desenvolve e oferece, com frequência, conteúdo de qualidade e participa ativamente de canais realmente relevantes para o segmento ou nicho de seu produto; se utiliza de forma hábil e carismática de estratégias de SEO, e é reconhecido por credibilidade: sua autoridade se estrutura em seu conteúdo.

Esse reconhecimento em geral significa uma taxa de conversão alta, visto que sua audiência quer ouvir o que ele tem pra dizer. É um trabalho contínuo e de médio prazo que depende de pesquisa e muita disciplina. 

O afiliado árbitro tem como meta estratégias para conversões imediatas. Investe em anúncios e campanhas que direcionem seu público para a compra do produto. Não é necessariamente uma autoridade e, portanto, certamente não é reconhecido como tal. Esse perfil é hábil no manuseio de ferramentas de gerenciamento de campanhas e sabe segmentar, com eficácia, sua audiência. É devoto do ROI, de estratégias baseadas na análise de números e tem poder de síntese. 

Não sendo reconhecido por seu conteúdo, pode investir em diversos segmentos e nichos, bem como em um número significativo de produtos que acredite promissores: quanto maior o investimento, maior o alcance, maiores as conversões. Ele quer resultados rápidos e não costuma se importar com a perpetuidade do produto ou solução.

Perfil definido, é preciso ter um email válido; possuir documento de identidade e ter 18 anos ou mais. Mesmo o árbitro deve considerar não só um website ou blog – com domínio próprio, inclusive -, mas também a participação em mídia social. Numa conta criada com características comerciais é possível divulgar seus produtos incluindo o link para que a venda seja concluída com brevidade.

O resultado é sempre proporcional à performance do afiliado: não existem limites para o comissionamento. Na Hotmart, por exemplo, os valores orbitam entre 30 centavos e100 reais por conversão, aproximadamente, definidos pelo produtor. 

Resumidamente:

  • Além da Hotmart, deve-se escolher entre as plataformas de marketing de afiliados: qual oferece mais vantagens?
  • Estando apto, claro, inscrever-se nessa plataforma;
  • Autoridade ou árbitro?
  • Navegar pelos produtos;

Conhecer profundamente todas as suas características, qual sua promessa e sua persona. Quais os diferenciais, como é o material de divulgação, como se dá o comissionamento. É de Afiliação Aberta (todos podem se afiliar, recebendo o link automaticamente) ou Restrita (todos podem se inscrever, mas existem critérios, definidos pelo produtor, para a afiliação)? Deve-se considerar um bate-papo com o produtor para dúvidas e mais informações.

  • Compreender os processos financeiros: efetividade de venda e de saque do comissionamento;
  • Identificar as mídias sociais mais relevantes e desenvolver a própria estrutura on-line. Entender em quais comunidades digitais o público-alvo está presente e fazer-se ativo;
  • Produzir conteúdo de qualidade;

No caso de Autoridade, mais denso e aprofundado. No caso do Árbitro, vídeo-reviews, tutoriais, testemunhais ou recomendações. Deve-se estar atento e ser ativo em comentários.

  • Buscar parcerias e para divulgação em comunidades digitais afins;
  • Considerar investimentos em publicidade online e offline;

Cartazes, folders informativos, cartões ou material publicitário de suporte (bolachas de chopp, por exemplo), desde que alinhado, podem otimizar as conversões.

  • Identificar os KPIs disponíveis ou definir quais índices de performance serão utilizados para acompanhar o desempenho de todo o esforço. Acompanhar constantemente os resultados de todas as suas ações, objetivando não repetir erros nem desperdiçar potencial;

Por fim, pode ser um diferencial importante realmente acreditar na promessa do produto. Escolhe-lo pelo valor de sua comissão ou destaque em qualquer esfera pode ser um tiro no pé.

Vender um produto digital insuficiente ou que não cumpre sua promessa pode garantir um cliente insatisfeito e o consequente efeito-dominó. Da mesma forma, converter um produto que realmente atenda as necessidades de quem o consome, garantirá respeito e reputação. Por conta, mais conversões.

Considerar investimentos maiores para aumentar o alcance, fomentar mais negócios, contratar serviços que automatizem processos, entre outros facilitadores operacionais quase sempre é uma boa idéia.

Para concluir, o marketing de afiliados pode funcionar muito bem como alavanca propulsora para seus sonhos. Lembrando uma das máximas de Steve Jobs:

Você quer passar o resto da vida vendendo água com açúcar ou quer ter uma chance de mudar o mundo?

Marcos Rodrigues

Marcos Rodrigues é arquiteto e dedica grande parte de sua vida profissional à pesquisa de soluções, métodos e protocolos de comunicação eficiente. Entusiasta da organização, do branding e do design, atua como consultor de marcas, negócios e processos.

Leia Mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a empresa O Novo Mercado a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos e Condições de Uso para mais detalhes.

ACEITAR