Geral

Como ganhar dinheiro na Internet?

OUTROS ARTIGOS

Quase 30 pessoas e um monte de camisinhas

Como trabalhar em casa?

Dados: a nova galinha dos ovos de ouro

Já faz algum tempo, até, que a expressão ‘ganhar dinheiro’ não é mais restritamente associada aos meios convencionais. Com a Internet tomando conta de grande parte do dia-a-dia, cada vez mais indivíduos estão procurando maneiras de ganhar dinheiro online não só para aumentar suas entradas, mas também como fonte de renda primária.

Embora existam várias maneiras de se ganhar dinheiro online, algumas dessas propostas podem ser mentirosas, ou melhor, inconsistentes. Deve-se estar muito atento à plataforma que se vai escolher e também controlar as expectativas de lucro: da mesma forma que o modelo tradicional de negócios, sucesso na internet demanda trabalho duro.

Muito se tem escrito sobre modalidades e plataformas com as quais pode-se fazer dinheiro online. São textos bem fáceis de encontrar, desde postagens um pouco mais aprofundadas até resumões em mídia social. A proposta dessa escrita é estender um pouco o horizonte e entender como essa mesma pergunta – como ganhar dinheiro na web -, é respondida em outras paragens: da Austrália à Índia, como o planeta encara e discorre respostas e possibilidades? Resumidamente, as mais comuns, seguem:

Freelancer

Um Freelancer é o profissional independente que atua nas mais diversas  áreas, sem vínculo empregatício. Essa modalidade sempre foi uma forma popular de ganhar dinheiro e a Internet oferece várias opções. Existem vários sites que oferecem tarefas no modelo freelance para pessoas com habilidades variadas. Tudo que se precisa fazer é criar uma conta, navegar pelas listagens e se inscrever para a tarefa que mais lhe convier. Alguns sites podem até exigir que você crie um perfil com os detalhes de seu conjunto de habilidades, para que os clientes interessados possam entrar em contato com você diretamente. 

É importante lembrar que o valor combinado somente será realizado quando a tarefa for dada como concluída pelo contratante. Em outras palavras, você só será pago depois que seu cliente se manifestar satisfeito com o serviço. Isso pode significar muitas revisões e até mesmo refações. Entenda, antes de escolher a tarefa, quais são os requisitos que devem ser atendidos. 

No mais, alguns sites podem solicitar que você configure uma conta no PayPal, pois a grande maioria dos clientes está acostumada a fazer pagamentos digitalmente por meio dessa plataforma.

Site próprio

Há material suficiente disponível online para ajudá-lo a montar um site. Isso inclui a escolha do domínio, dos modelos, do layout e do design como um todo. Quando estiver pronto para atender os visitantes oferecendo conteúdo relevante, inscreva-se no Google Adsense. Uma vez ativo em seu site, quando clicado pelos visitantes, ajuda você a ganhar dinheiro. Quanto mais tráfego você obtiver, maior será o potencial de ganhos.

Marketing de afiliados

Depois que seu site estiver instalado e funcionando, você poderá optar pelo marketing de afiliados. Uma das modalidades é permitir que fornecedores ou fabricantes de produtos que de alguma forma se alinham ao seu conteúdo, insiram links em seu site. É como uma parceria simbiótica: quando seus visitantes interagem com os produtos ou serviços clicando em tais links, você ganha com isso.

Pesquisas e avaliações

Existem plataformas que oferecem dinheiro para se responder pesquisas online, realizar pesquisas e escrever comentários sobre produtos. Para obter o crédito, é necessário registrar algumas informações pessoais, incluindo dados bancários. Por isso, você deve usar essa alternativa com o máximo cuidado: avalie a reputação do site, do produto e da organização. Desconfie, é claro, de volumes muito significativos de dinheiro. Lembre-se sempre de que não existe almoço grátis.

Assistência virtual

Assistentes Virtuais são profissionais qualificados que oferecem apoio remoto administrativo a empresas, negócios e empreendedores. Algumas das principais áreas de trabalho incluem gerenciamento de e-mails e compromissos, pesquisas na Internet, entrada de dados, edição, redação, contabilidade, marketing, gerenciamento de blog, revisão, gerenciamento de projeto, design gráfico, suporte técnico, atendimento ao cliente, planejamento de eventos e gerenciamento de mídia social.

Como assistente virtual, pode-se optar por trabalhar como funcionário ou pode-se abrir o próprio negócio, oferecendo um serviço específico ou um conjunto de soluções.

Para se tornar um assistente de qualidade, certamente será necessário algum grau de treinamento ou instrução, dependendo de suas qualificações. No entanto, se você possui boas habilidades de comunicação e é capaz de usar aplicativos como o MS Office, você pode simplesmente se inscrever em plataformas como Elance.com, Assistente Virtual 24/7, Assistant Match, eaHelp, Freelancer, FlexJobs, People Per Hour, Uassist.Me, Upwork, e Virtual Staff Finder, entre outros.

Traduções

Saber um idioma diferente também pode ajudá-lo a ganhar algum dinheiro extra. Existem várias plataformas que oferecem projetos de tradução que incluem, basicamente, todos os idiomas do mundo. Quem tem a necessidade, mas não têm conhecimento ou o tempo para traduzir por conta própria, oferece esse tipo de serviço nessas plataformas.  

A qualidade da tradução pode melhorar muito, considerando a origem e a língua nativa do tradutor. Portanto, eles contratam online em qualquer lugar do mundo. Vários sites como Freelancer.in, Fiverr.com, Worknhire.com ou upwork.com, entre outros oferecem essas modalidade. 

Aulas Particulares

Se você for especializado em um determinado assunto ou disciplina, poderá ganhar dando aulas online. A internet é um meio bem simples de se conectar com alunos de todas as idades e lugares com diversos interesses no tema que você oferece. 

Plataformas como MyPrivateTutor.com, permitem que se crie um perfil, listando as disciplinas ou temas que se deseja ensinar, quanta experiência se tem, quais qualificações, etc. Posteriormente, uma demonstração de ensino deverá ser fornecida aos responsáveis pela plataforma. Uma vez aprovado, o perfil de professor será habilitado e um treinamento básico, via webinar, disponibilizado. Depois do treinamento, o perfil será oficializado e serão oferecidas sessões online para se conduzir.

Todas oferecem horários flexíveis. Basta escolher os mais convenientes e, quanto mais popularidade, mais sessões aparecerão em seu perfil.

Gestão estratégica de mídia social

Já não é novidade que, além de permitir interação com amigos e desconhecidos, plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram podem ser usadas para ganhar dinheiro, visto que algumas marcas e organizações pagam estrategistas de mídia social para aumentar ainda mais a popularidade de seus produtos.

Com muita concorrência e o constante encurtamento do tempo de atenção dos espectadores, a criatividade é essencial para criar postagens, vídeos etc. que podem se tornar virais rapidamente e com isso aumentar o valor da marca. Claro, existem grandes escritórios, agências e coletivos de criativos – o fato é que nunca se sabe da onde virá o próximo grande viral. Mas lembre-se: mídia social precisa de tempo e muita energia dedicada para se manter relevante.

Web design

Nem todos os empreendedores são experientes em tecnologia. Ainda assim, a necessidade da vez pode ser um site próprio. Aqueles que têm um talento especial para atender as demandas relacionadas a essa necessidade, podem ajudar pequenas empresas a criar seus próprios sites e lucrar com isso. A programação e o design são ingredientes essenciais na criação de sites. Além disso, esses sites precisam de manutenção e podem exigir atualizações frequentes, o que pode aumentar sua receita. 

Também vale lembrar da possibilidade de se trabalhar com ferramentas que permitem a customização de sites. Plataformas como WordPress e Wix oferecem programação e design pré-definidos e permitem que se criem sites de pequena a média complexidade. Porém, para customiza-los é preciso habilidade na lida com as suas ferramentas. Essa habilidade pode ser oferecida e tem sido cada vez mais utilizada por startups e pequenas organizações.  

Blogging

Quase sempre começa com um hobby: um assunto ou tema de interesse e que desperta paixão. Logo – muitas vezes naturalmente -, o bloguerio passa a dedicar tempo integral ao seu conteúdo e ele se torna uma opção viável de trabalho e sucesso. Existem duas maneiras de começar: plataformas como WordPress ou Tumblr oferecem praticamente toda a estrutura sem a necessidade de qualquer investimento. A outra é um blog com domínio próprio. Nesse caso, existe o investimento no domínio e no espaço de hospedagem. Os blogs com domínio próprio têm a vantagem adicional de permitir a personalização de elementos e funcionalidades. No caso das plataformas gratuitas, é preciso conformar-se com as ferramentas e plug-ins disponibilizados pela operadora. Uma vez consistente, com conteúdo relevante e reconhecimento, o blog pode ser monetizado por meio de anúncios, análises de produtos, marketing de afiliados e muitas outras possibilidades. 

YouTube

Se você não se sentir confortável com o registro de suas idéias e opiniões por meio da redação, pode usar a câmera e disponibilizar seu conteúdo por meio de uma apresentação de vídeo. De forma semelhante ao blog, a idéia é escolher uma categoria ou assunto de interesse e começar a produção. Absolutamente tudo, desde programas de culinária a debates políticos, pode encontrar interessados no YouTube.

Você precisa criar um canal na plataforma. À medida que você torna seu canal popular e o número de inscritos aumenta, também aumenta seu potencial de ganhos. O pagamento se baseia em cada mil visualizações.

Kindle eBooks

Se escrever livros te parece interessante, uma opção é publicar e-books e brochuras com o Kindle Direct Publishing e, por que não, alcançar milhões de leitores na Amazon. A publicação leva menos de 5 minutos e seu livro aparece nas lojas Kindle em todo o mundo entre 24 e 48 horas. Pode-se ganhar até 70% de royalties sobre as vendas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Índia, França, Itália, Espanha, Japão, Brasil, México, Austrália e assim por diante.

Pode-se manter o controle de seus direitos, definir seus próprios preços – conforme a tabela – e também fazer alterações em seus livros a qualquer momento. BooksFundr e Pblishing.com são outras duas plataformas que permitem publicar seu livro.

Vender seus produtos online

Se você deseja vender produtos, pode fazê-lo criando seu próprio site. Como há muita concorrência e vários sites existentes já atendem a esse mercado, pode-se pensar em – ou em uma tentativa de criar – nichos, em termos de produtos. Também pode-se utilizar de plataformas como Amazon, Mercado Livre e afins para vender. Lembre-se que sempre é possível aumentar o alcance e a visibilidade de seus produtos por meio do marketing de afiliados.

Entrada de dados

Embora essa linha de trabalho esteja seriamente ameaçada pela automação, ainda há demanda de serviços de entrada de dados ao redor do globo. É um dos trabalhos mais simples que você pode fazer online e não requer habilidades especiais. Você só precisa ter um computador, conexão à Internet, habilidades de digitação rápida e a capacidade de prestar atenção aos detalhes. A maioria das plataformas que oferecem serviços para freelancers também listam essas demandas.

Por fim, a internet deixou de ser uma ferramenta que conecta, informa e entretém. Está claro que atualmente, existe nela um grande leque de alternativas para se ganhar dinheiro.

Ainda que um tanto diferentes do que se oferece comumente por aqui, com abordagens particulares, vê-se que as modalidades para se ganhar dinheiro na web são semelhantes ao redor do mundo. Isso aumenta potencialmente suas chances de participação ativa e, com muita dedicação, atenção e alguma criatividade: sucesso.

Marcos Rodrigues

Marcos Rodrigues é arquiteto e dedica grande parte de sua vida profissional à pesquisa de soluções, métodos e protocolos de comunicação eficiente. Entusiasta da organização, do branding e do design, atua como consultor de marcas, negócios e processos.

Leia Mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a empresa O Novo Mercado a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos e Condições de Uso para mais detalhes.

ACEITAR